Logout     (11) 2729-6183     contato@alolla.com.br
  Conta
0
  Carrinho
09/03/2023

Matéria para o Jornal de Ideias

Alolla Decor - a história das copas do mundo contada através de álbuns colecionáveis

A paixão por colecionar figurinhas como forma de preservar a memória dos jogos e jogadores que marcaram época nasceu com a primeira edição da Copa do Mundo, no ano de 1930, e segue até os dias atuais como um hobby popular e viciante, praticado por pessoas de todas as idades. A cada edição da competição novos álbuns são lançados e a busca por completar a coleção de cromos se renova num ciclo infindável. Mas, como completar as séries em um mercado tão carente nesta área? A constatação prática desta necessidade, fez com que o criativo Thalles Bergamo Pereira Cutieri, idealizador da Alolla Decorações, começasse a empreender neste segmento, transformando seu passatempo em negócio. “A procura por álbuns anteriores à Copa de 2002, fez com que eu descobrisse que além do desafio de encontra-los, era preciso estar disposto a pagar um alto valor por eles e mesmo assim, este caminho só levava até a competição de 1970”, conta o empreendedor sobre o início de tudo.

 

A produção dos colecionáveis no decorrer da história

As figurinhas oficias colecionáveis, tal como conhecemos hoje, só começaram a ser produzidas na década de 70, até lá, só era possível ter acesso a essas coleções através de jornais locais da época. Porém, não era possível esperar deles maiores dados sobre as histórias das Copas, muito menos com a riqueza de informações que temos acesso hoje.

“Quando esbarrei neste problema, pensei: vou investir um dinheiro alto para comprar álbuns antigos e continuarei sem a coleção completa! Foi então que nasceu a ideia de utilizar meu conhecimento com criações e designes gráficos para desenvolver meus próprios colecionáveis e assim ter o registro de toda a história do futebol mundial na minha estante. As produções, com todos os detalhes que eu esperava encontrar em publicações deste tipo, primeiro caíram no agrado de amigos e familiares próximos, depois ganharam o mundo, conquistando outros apaixonados pelo esporte como eu. ”, relembra Thalles.

A procura pelos colecionáveis tomou uma dimensão tão grande e inesperada que em pouco tempo já existia a necessidade de um site próprio para a venda dos produtos, assim o https://www.alolla.com.br/, foi colocado no ar para facilitar a comunicação com os clientes.

 

A história do futebol entrelaçada com a da própria vida

O empreendedor que sempre teve o futebol presente de forma muito intensa na sua vida, tem entre as suas poucas recordações de infância, lembranças de partidas futebolísticas assistidas nos ombros do tio no meio da arquibancada, isso em meados dos anos 90, ou ainda de assistir a jogos das Copas do Mundo com a minha família, no pequeno televisor de 5 polegadas com lã de aço na antena. Assim, torcer para o Brasil virou uma tradição que o acompanha também na vida adulta, onde mantém velhos hábitos como o de pintar a rua, colocar bandeirinhas e é claro completar o álbum da Copa. “É uma realização para mim, saber que encontrei o caminho para trabalhar com o esporte que eu tanto amo, estando assim o mais próximo possível dele. Dizem que quando fazemos algo com carinho, capricho e com cuidado de como estivéssemos fazendo para nós mesmos, o resultado é sempre incrível e acima do esperado, né? Então talvez seja mesmo essa a receita do meu sucesso”, celebra Cutieri.

 

A produção dos álbuns

O processo de criação dos álbuns exige muita pesquisa, cuidado e dedicação, para encontrar as informações guardadas por décadas em livros, páginas da internet e demais publicações sobre detalhes de cada Copa do Mundo. Bem como as curiosidades e informações envolvendo tabelas, nações participantes, nomes de jogadores e dos técnicos escalados, bolas, estádios e a capacidade de torcedores nos locais onde as partidas foram realizadas. Além é claro das imagens dos países sedes da época, bandeira, brasão, uniformes, momentos e memórias marcantes da edição e o principal: fotos e nomes dos representantes de cada seleção. “Tudo é construído do zero. Nada é digitalizado!” ressalta o idealizador do projeto.

 

Colecionáveis em duas versões

Os álbuns de figurinhas colecionáveis estão disponíveis para venda em duas versões: linha Premium, produzido em capa dura, com folhas internas costuradas e um pôster de colecionador incluso sem custo. Enquanto na linha Clássica, a produção acontece em capa flexível, com páginas internas grampeadas, exatamente como eram as edições do passado. O ponto em comum das variações está nos cromos que são enviados junto ao produto em uma caixa resistente de MDF e são autocolantes.

“Até o momento, comercializamos edições da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930, indo até 1966, onde não existiam álbuns de figurinhas para colecionar. Possibilitando assim, que todos que tenham suas coleções completas a partir do ano de 1970, em diante, nas suas estantes”, explica o empreendedor.

 

Para quem os álbuns são produzidos?

A Alolla Decorações trabalha em prol do colecionismo e pelo colecionador! Qualquer pessoa que goste de álbuns colecionáveis, seja ele um colecionador ou não, pode adquirir o produto. Afinal, não se trata apenas de uma coleção de figurinhas, mas sim uma forma como a história do futebol mundial no decorrer de quase 10 décadas é contada.  Cada cromo colado permite que o momento seja revivido e a trajetória do atleta reverenciada.

“Atendemos desde crianças até idosos de vários países do mundo. Sejam elas pessoas mais jovens com a curiosidade de saber como foram as competições mundiais, ou mais experientes que desejam trazer a memória tudo que viram e sentiram na ocasião. Nossos álbuns trazem consigo a história do futebol pelo mundo, para que elas possam ser contadas de pai para filho. O Brasil é o país do futebol, não existe brasileiro que não sinta a energia que um campeonato mundial transmite, é cultura, é história, é paixão”, resume Thalles sobre o seu negócio.

 

Sobre a Alolla

Além dos álbuns colecionáveis a Alolla Decorações trabalha também com impressos e diferentes itens também procurados por colecionadores, como quadros decorativos, pôsteres, entre outros. A empresa dispõe também de uma variada linha de produtos, que incluem canecas personalizadas, cadernetas e flâmulas, bem como cromos de outras segmentações e até mesmo personalizações para datas e ocasiões especiais. Para saber mais basta acessar as redes sociais Instagram (@alolla.decor), YouTube (@alolla360) e TikTok (@alolla.decoracoes), além é claro do próprio site (alolla.com.br) e o canal direto de comunicação via WhastApp (11) 2729-6183.

 


TOPO